07
nov

Atenção a Catedral Notre Dame

854 anos de construção, a Catedral enfrenta um futuro incerto

Com mais de 12 milhões de turistas por ano, a Catedral de Notre Dame, em Paris, é um dos lugares mais visitados da Europa. No entanto, de acordo com a Fundação Amigos da Notre-Dame de Paris, a icônica catedral parisiense apresenta “um estado preocupante de preservação”.

Construído com pedra calcária e, portanto, muito suscetível à erosão, o prédio está em um estado de desgaste acelerado, exigindo novos fundos e especialistas para garantir sua existência a longo prazo. Nesse sentido, desde o teto de chumbo até os contrafortes de pedra, e as gárgulas de renome mundial para o vitral, requerem diferentes níveis de atenção.

O jornalista Aurelien Breeden detalhou em um artigo recente no jornal americano The New York Times a situação infeliz do projeto:

Gárgulas quebradas e balaústres caídos, substituídos por tubos de plástico e pranchas de madeira. Área externa obscurecida pela poluição e erosionada pela água da chuva. Pináculos suportados por vigas e presos com correias. … Ou seja, necessidade imediata de restauração.

A organização estima US $ 40 milhões para reparos urgentes e uma meta de US $ 110 milhões nos próximos 10 anos para uma remodelação completa.